FLORESTA LAURISSILVA

Património da Humanidade

Composta por árvores e arbustos que que nunca perdem a folha, a floresta laurissilva remonta ao Terciário. Há mais ou menos 20 milhões de anos esta floresta densa, húmida e subtropical estendia-se pelo sul da Europa e Norte de África. Hoje existe apenas nas ilhas da Macaronésia - Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde. A maior e mais bem conservada mancha de laurissilva está na Madeira.

Os 15 mil hectares de área protegida integram o Parque Natural da Madeira e, desde 1999, estão classificados pela Unesco como património da Humanidade. O nome laurissilva advém do facto desta floresta ser composta por árvores e arbustos da família das lauráceas como o til, o loureiro, o vinhático ou barbusano. As árvores captam as humidades trazidas pelos ventos de Nordeste e é nesta área que estão os caudais de água que abastecem a ilha.

Algumas levadas - canais de irrigação que levam a água às zonas agrícolas - cortam por esta mancha florestal rica em biodiversidade que cobre as montanhas, sobretudo no interior e no norte da Madeira. Os trilhos das levadas permitem aos turistas passear por esta paisagem protegida e revelar uma outra ilha, a que resistiu a cinco séculos de povoamento e se mantém selvagem e, em alguns casos, impenetrável.

As quedas de água, as pequenas lagoas e ribeiros que atravessam a laurissilva despertaram o interesse dos adeptos do canyoning. Algumas empresas e clubes oferecem a experiência de descer estes cursos de água e sentir de uma outra forma a natureza.

TOURS E OUTROS PEDIDOS

Se tem um pedido específico, por favor não hesite em colocar-nos as suas questões!

TOP