AÇORES

Um paraíso natural

Nove ilhas, nove experiências diferentes. Os Açores, arquipélago português no meio do Atlântico, têm uma paisagem única e uma cultura rica. O azul do mar, o verde dos pastos, as lagoas, as cidades e vilas deixam no turista a impressão de estar num dos últimos paraísos da Terra.

São Miguel é a maior e mais povoada das ilhas e onde se situa a capital, Ponta Delgada. A paisagem mistura terras agrícolas, pastos e áreas naturais. A criação de gado bovino e a produção de leite e queijo são essenciais à economia, mas ilha mantém as suas lagoas, sendo a mais conhecida a das Sete Cidades, cujas águas têm cores diferentes. De um lado azul, do outro verde. É nas Furnas, ainda em São Miguel, que se serve um cozido à portuguesa cuja comida coze no calor da terra. À paisagem rica junta-se a fé do povo e, no quinto domingo a seguir à Páscoa, faz-se a grande festa do Senhor Santo Cristo, também em São Miguel.

Sem a riqueza natural das outras ilhas, a Terceira ganha em alegria. Angra do Heroísmo, a principal cidade, é Património Mundial da UNESCO. E quanto às festas, há o Natal e os Reis, depois o Carnaval e toda a ilha se empenha nas ‘Danças do Entrudo’, festival de teatro popular. Depois, vem a Páscoa e as festas do Divino Espírito Santo, as touradas à corda e as Festas Sanjoaninas.

É no grupo central que se sente a dimensão do arquipélago, sobretudo para quem se senta no Peter’s Café, na marina da Horta, Faial, e olha em frente, onde se ergue a 2.351 metros de altura o Pico. As gentes das ilhas descendem de baleeiros, de pescadores e agricultores. No Pico, os agricultores plantaram vinha no basalto e o vinho que ali faz era servido na corte do czar. A proibição da pesca à baleia mudou a economia e, dos dois lados do canal, os barcos saem cheios de turistas para ver baleias e golfinhos. A Horta, no Faial, vive da marina, onde param os iates e veleiros que cruzam o Atlântico.

E há mais para ver. As Flores têm uma paisagem de cortar a respiração, em Santa Maria há uma praia de areia amarela, o Corvo tem pouco mais que 300 habitantes, São Jorge é conhecido pelas suas fajãs e a Graciosa conserva os moinhos de vento na histórica Vila da Praia.

TOURS E OUTROS PEDIDOS

Se tem um pedido específico, por favor não hesite em colocar-nos as suas questões!

TOP