CIÊNCIA, DESPORTO E CULTURA

Oceanário, Meo Arena, Estádio da Luz e Teatro São Carlos

O Oceanário de Lisboa foi inaugurado em 1998 por altura da exposição mundial dedicada aos oceanos. O aquário público é hoje um dos equipamentos públicos da capital portuguesa que mais visitantes recebe por ano. As últimas estatísticas apontam para um milhão de visitas ao ano. O edifício tem um tanque central, o grande mar aberto, para onde confluem o Índico tropical, o Pacífico, o Antártico e o Atlântico. Estes oceanos são recriados em quatro cantos do aquário, tanto a fauna aquática como a linha de costa. As lontras são os ex-libris do Oceanário.
Na área da cidade da exposição mundial e no mesmo ano em que se inaugurou o novo aquário, Lisboa ganhou um espaço multiusos com capacidade para 20 mil pessoas.

Durante a Expo 98 foi o Pavilhão da Utopia, passou depois a Pavilhão Atlântico e acolheu eventos desportivos, concertos e até óperas. A estrutura com o seu aspecto de nave espacial (foi inspirada nas formas do caranguejo-ferradura) é hoje Meo Arena e faz parte da associação europeia de arenas.

Lisboa é também futebol com os seus dois clubes na 1ª Liga – Sporting e Benfica - e estádios inaugurados para o Euro 2004. Este ano o Estádio da Luz – a casa do Benfica – recebe a final da Liga dos Campeões. O estádio, que os adeptos também denominam como catedral, tem capacidade para mais de 65 mil pessoas e foi inaugurado em 2003. O velho estádio foi demolido, o actual foi construído de raiz.

Apesar dos equipamentos modernos, a capital portuguesa tem a particularidade de ter um teatro dedicado à ópera. O Teatro Nacional São Carlos abriu as portas em 1793, é monumento nacional, emprega um conjunto de artistas e tem um núcleo onde se pode ver a história do teatro. Todos os anos encerra a temporada, no início do Verão, com o Festival do Largo. O evento anima durante um mês o Largo de São Carlos.

TOURS E OUTROS PEDIDOS

Se tem um pedido específico, por favor não hesite em colocar-nos as suas questões!

TOP