PARQUE NATURAL DA ARRÁBIDA

Da serra até ao mar

O parque da Arrábida, que compreende uma zona de serra e uma parte de mar, estende-se por mais de 10 mil hectares e é um exemplo da diversidade natural portuguesa. A área é um conjunto bem conservado de vegetação maquis mediterrânico, semelhante ao que existe na Dalmácia. A sua existência em Setúbal, a pouca distância de Lisboa, deve-se ao microclima da Arrábida.

Além da vegetação, a serra e o mar da Arrábida albergam uma variedade de aves, répteis, peixes e anémonas. Na serra nidificam águias, há raposas, gatos bravos, texugos e várias espécies de morcegos. O parque, para quem aprecia os passeios a pé, tem trilhos e diferentes percursos que permitem apreciar a natureza.

Em pleno parque ergue-se o Convento de Nossa Senhora da Arrábida, que possui uma importante biblioteca franciscana. Hoje propriedade da Fundação Oriente, o convento ocupa 25 hectares e está dividido entre a parte mais recente e a mais antiga. O conjunto arquitetónico merece uma visita.

Junto ao mar, a área protegida é de quatro quilómetros quadrados e integra a pitoresca aldeia do Portinho da Arrábida. A aldeia de pescadores fica junto ao mar e tem uma praia de areia amarela. E a 100 metros situa-se a Pedra da Anicha, local muito apreciado para a pesca submarina. No Portinho da Arrábida fica ainda o museu oceanográfico.

TOURS E OUTROS PEDIDOS

Se tem um pedido específico, por favor não hesite em colocar-nos as suas questões!

TOP