RIO DOURO

Da foz até à fronteira

O rio Douro nasce em Espanha, nas serras de Ubrion e, em Portugal, percorre 210 quilómetros até desaguar no Porto e em Vila Nova de Gaia, as cidades da foz. O rio, cujas águas são douradas consoante a luz do sol, corta pela região classificada do Alto Douro Vinhateiro, uma paisagem de socalcos e vinha, um lugar que alia uma paisagem natural única ao património agrícola construído durante séculos.

Os cruzeiros no Douro são obrigatórios para os turistas que aterram no Porto e querem descobrir o que existe rio acima, até Barca d'Alva, o último ponto antes da fronteira com Espanha. A construção de barragens hidroelétricas e eclusas abriram um canal de navegação fluvial que permitir ir barco da foz até à fronteira em segurança.

Neste percurso – que passa pela Régua, por Pinhão e termina em Barca d' Alva – os turistas visitam as quintas que produzem o vinho do Porto, apreciam a paisagem natural e as curvas do rio. Podem ver as amendoeiras em flor na Primavera, os tons de vermelhos e castanhos da vinha no Outono. Não faltam motivos para subir o rio Douro.

Os passeios terminam na foz, do lado do Porto ou de Vila Nova de Gaia. É em Gaia que estão as caves do vinho que se produz nas quintas e é também desse lado que acostam os barcos rabelos. Hoje são sobretudo uma atracão turística, mas já tiveram uma função essencial para a economia da região. Antes das barragens e das eclusas que corrigiram o curso do rio, eram estes barcos de madeira os únicos que navegavam no rio e que traziam o vinho em pipas das quintas para as caves.

TOURS E OUTROS PEDIDOS

Se tem um pedido específico, por favor não hesite em colocar-nos as suas questões!

TOP