ALENTEJO

A imensa planície Alentejana

Terra de boa comida e bom vinho, o Alentejo estende-se além do rio Tejo até à serra algarvia, numa imensa planície de searas, sobreiros, olivais e vinhas. O casario branco das cidades e aldeias denota a influência árabe, a gastronomia revela o engenho do povo em dar sabor à escassez e quem se aventura pela região depressa se apaixona por um lugar que conserva o património, a paisagem e a tradição com orgulho.

A região integra três distritos (Portalegre, Évora e Beja) e tem para oferecer uma diversidade de experiências. Na costa, as praias – Sines, Vila Nova de Milfontes, Porto Covo são apenas alguns dos nomes mais conhecidos – são bonitas, com um lado ainda selvagem e a salvo da massificação. No Verão, são procuradas pelos jovens que não falham o festival de música da Azumbujeira do Mar. É também nesta costa que se situam as praias do Amado e da Arrifana, dos melhores locais para a prática de surf e body board.

Para o interior, a vida é mais rural e as herdades produzem vinho, trigo, azeite e cortiça e há campos de girassóis destinados à produção de óleo. Os campos também servem de pasto a rebanhos e, um pouco por todo o Alentejo, há criação de porco preto, cuja carne é muito usada nos pratos típicos da região. Algumas herdades têm também uma vertente de turismo rural, quase todas com alojamentos de grande qualidade, muito apropriados a quem procura paz e sossego.

O Alentejo é uma das mais importantes regiões vitivinícolas de Portugal, existem várias adegas e os vinhos são dos mais consumidos pelos portugueses. É o vinho que acompanha a boa mesa alentejana, as migas e as sopas, temperadas com azeite e coentros. Ementas onde também marcam presença os doces conventuais como as barrigas de freira, o toucinho de noz, os morgados e o pão de rala.

Se as praias são bonitas e as herdades calmas e sossegadas, não se pode esquecer as cidades alentejanas, nem o Guadiana, o rio que irriga a região. Évora e Elvas – a cidade fortificada – são Património Mundial, mas no Alentejo não são os únicos locais que merecem uma visita. A vila de Marvão, Monsaraz e, mais a sul, Mértola, são museus vivos. Até a Aldeia da Luz, reconstruída por causa da barragem do Alqueva, merece uma visita. Tudo isto sem contar com as ruínas romanas e os dólmens e menires espalhados por toda a região.

TOURS E OUTROS PEDIDOS

Se tem um pedido específico, por favor não hesite em colocar-nos as suas questões!

TOP