LISBOA

Lisboa castiça e moderna

Moderna e castiça, Lisboa é a capital e a maior cidade portuguesa, com meio milhão de habitantes e uma área metropolitana de quase três milhões de pessoas. Virada para o rio Tejo, mistura o lado mais popular dos bairros antigos com o jeito cosmopolita das novas áreas residenciais. Lisboa é luminosa e única para quem a vê pela primeira vez.

Há muito para ver numa cidade que, ao turista, oferece cultura, património e gastronomia. Em Belém, é possível visitar o Mosteiro dos Jerónimos, monumento do tempo das Descobertas, e logo a seguir ver, no Centro Cultural de Belém, uma exposição de arte contemporânea. O passeio pode acabar nos pastéis de nata, servidos com canela e a acompanhar uma bica, nome que os lisboetas dão ao café expresso.

No Chiado, na baixa pombalina (zona construída após o grande terramoto de 1755) há lojas da moda e a ‘Brasileira’, que honra o poeta Fernanda Pessoa e mantém os lustres e os espelhos dos cafés do princípio do século XX. No Bairro Alto, as casas de fado, os restaurantes e os ateliers de estilistas de vanguarda convivem num ambiente boémio. Por aqui passa a vida nocturna da cidade, as ruas enchem, há novos e velhos, estrangeiros, jovens alternativos e quarentões engravatados.

O casario colorido, os telhados a descer até ao rio que se avistam do Castelo de São Jorge podem ser vistos ao perto num passeio de eléctrico, dos antigos, ainda em madeira, que sobe as ruas calcetadas e estreitas de bairros de Alfama e da Mouraria. Há roupa estendida e flores nas varandas e locais para visitar como o Castelo de São Jorge, a igreja de São Vicente de Fora, a Sé de Lisboa, o miradouro de Santa Luzia, o Museu Militar e o Museu das Artes Decorativas.

Em Alfama, estão também as melhores casas de fado. O fado, Património Mundial, canta o amor, o ciúme, a saudade e esse modo melancólico de ser português, acompanhado pelo som único da guitarra portuguesa. Tudo isto se pode ouvir nas casas de fado onde, além de se cantar, também se pode jantar e apreciar a boa comida portuguesa.

A capital tem também um centro moderno, o que nasceu a oriente e após a Expo 98. Além de um centro comercial e da construção de prédios de escritório e habitação, há o Casino Lisboa, o Oceanário, um espaço multiusos, o Meo Arena, e zonas de passeio junto ao rio.

TOURS E OUTROS PEDIDOS

Se tem um pedido específico, por favor não hesite em colocar-nos as suas questões!

TOP