ALQUEVA

A maior albufeira da Europa Ocidental

A barragem do Alqueva, construída do rio Guadiana no Alentejo, é o maior lago artificial da Europa Ocidental e a maior reserva de água da Europa. A barragem é, ao mesmo tempo, um recurso hídrico para a agricultura, uma central de produção de electricidade e um novo polo turístico no interior alentejano.

O cais de Monsaraz e a marina da Amieira, ambos na albufeira de 250 quilómetros quadrados, tornaram os passeios de barco uma das actividades mais populares nesta zona. Nas imediações da barragem surgiram unidades de turismo rural, há onde ficar e o que ver e experimentar. Os amantes da pesca têm aqui um excelente local para actividade, mas há mais.

A zona de alagamento passa por quatro distritos - Portalegre, Évora, Beja e Setúbal - e todos têm boa comida, aldeias pitorescas, com castelos, casario branco com listas azuis e amarelas à volta das janelas e das portas. Sendo difícil escolher, a nova Aldeia da Luz merece uma visita pelo representa e o esforço em manter os hábitos das populações após a construção da barragem.

A nova aldeia foi construída porque a antiga ficava na área da albufeira. Na construção, houve o cuidado de reproduzir as ruas, a disposição das casas e até os mortos foram trasladados para o novo cemitério de modo a que os habitantes se sentissem em casa. A nova aldeia foi inaugurada em 2002, altura em que se fecharam as comportas para o enchimento da barragem. O empreendimento entrou em funcionamento quase 30 anos depois de ter sido tomada a decisão pelo Governo português, em 1975.

TOURS E OUTROS PEDIDOS

Se tem um pedido específico, por favor não hesite em colocar-nos as suas questões!

TOP