VINHOS DE PORTUGAL

Para todos os gostos, para todas as ocasiões

O vinho faz parte da cultura portuguesa e produz-se por todo o país, nas muitas regiões demarcadas. Tintos, brancos, verdes, espumantes ou generosos, é escolher a gosto e de acordo com a ocasião. O Vinho do Porto, cultivado no Douro, a mais antiga região demarcada do Mundo, é doce e fortificado com um grau alcoólico entre os 19 e os 22 graus.

O vinho mais exportado de Portugal divide-se em rubi, branco e tawny e as uvas são cultivadas nas encostas do rio Douro. Nestas mesmas encostas também se produzem vinhos de mesa de grande qualidade a partir de castas como a touriga franca, touriga nacional e tinta Roriz. São dos vinhos mais apreciados à mesa dos portugueses.

Ainda a norte, mas mais próximo da costa, encontra-se a região demarcada dos vinhos verdes. A produção do vinho verde – que pode ser branco, tinto, rosé ou espumante – faz-se sobretudo no Minho e a partir da mais emblemática casta de vinho verde: o alvarinho. Este vinho, único no mundo, deve ser bebido jovem e acompanhar refeições ligeiras como saladas e pratos de peixe.

Entre as regiões demarcadas há que destacar o Dão, no interior norte de Portugal, onde se produz um vinho encorpado. Mais a sul, na Península de Setúbal, também se faz vinho, sendo famoso o moscatel. Em área, o Alentejo, é a maior região demarcada e os vinhos que aqui se produzem popularizam-se nos últimos anos.

Nas ilhas, o Vinho Madeira é o mais famoso. Cultivadas nas encostas da Madeira, são cinco as castas: tinta negra mole, sercial, verdelho, boal e malvasia. Todas produzem o vinho fortificado, cujo grau alcoólico varia entre 17 e 22 graus. Foi com este vinho que se fez o brinde da independência dos Estados Unidos, a 4 de Julho de 1776.

TOURS E OUTROS PEDIDOS

Se tem um pedido específico, por favor não hesite em colocar-nos as suas questões!

TOP