SURF EM PORTUGAL

Do "Canhão da Nazaré" à reserva mundial da Ericeira

Garreth Mcnamara, surfista haviano, surfou uma onda com mais de 30 metros na Nazaré em Novembro de 2011 e o surf em Portugal ganhou nova projecção. O canhão da Nazaré – as ondas gigantes que ocorrem na Praia do Norte no Inverno e devido a uma falha na linha de costa – é apenas mais um ponto de interesse para uma modalidade que se pratica de norte a sul do país, ilhas incluídas.

Em Peniche, por causa dos supertubos, há uma prova do circuito mundial do Rip Curl Pro e a praia da Ericeira, perto de Lisboa, foi classificada como reserva mundial de surf, mas há mais praias emblemáticas para a prática de surf. Há o Guincho, Matosinhos, o Baleal, a Arrifana e são muitos os que vestem o fato e pegam na prancha para apanhar a melhor onda. O número de praticantes amadores aumentou muito, mas Portugal tem já dois nomes de topo mundial: Saca e Kikas.

O interesse pelo desporto, num país com um imenso litoral e muito mar pela frente, estende-se às ilhas. Nos Açores, há um santuário, “um paraíso escondido”, na fajã de Santo Cristo, na ilha de São Jorge. A Madeira tem as ondas do Paul do Mar e, na costa norte, a Ribeira da Janela.

A procura fez aparecer, um pouco por todas estas praias, escolas de surf, que alugam pranchas e dão as primeiras dicas para quem queira experimentar o desporto que começou na Polinésia e hoje movimenta milhares de pessoas em todo o Mundo.

TOURS E OUTROS PEDIDOS

Se tem um pedido específico, por favor não hesite em colocar-nos as suas questões!

TOP