MUSEUS

Tesouros Nacionais
A Custódia de Belém, Azulejos e Coches

Com vista sobre o Tejo, o Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, tem no seu espólio três obras de arte de referência da época dos Descobrimentos e dos tempos de mudança que se viveram nos séculos XV e XVI: os painéis de São Vicente, as tentações de Santo Antão, de Bosch e a Custódia de Belém. A custódia de Belém foi mandada construir pelo rei D. Manuel I com o ouro que Vasco da Gama trouxe da segunda viagem à Índia.

No Convento da Madre de Deus, que outrora pertenceu às freiras de Santa Clara, está o Museu Nacional do Azulejo, cujo acervo preserva a memória de uma técnica muito portuguesa. Um dos painéis de azulejos mais importante deste museu é a vista de Lisboa antes do grande terramoto de 1755, que destruiu a cidade. Neste museu existe ainda um departamento de conservação e restauro de azulejos.

Em Belém, junto ao rio Tejo, funciona o Museu da Eletricidade. O museu está instalado na Central Tejo, a central termoelétrica que iluminou Lisboa durante várias décadas. O edifício é um exemplar da arquitetura industrial do princípio do século XX. O que, por si só, vale uma visita, tanto pelo espaço, como pela localização. O museu, no entanto, vale pelas exposições e pelas visitas que começam no exterior, na chamada praça do carvão. Em Maio, realiza-se aqui o Mês da Ciência.

Criado por iniciativa da última rainha de Portugal, D. Amélia, em 1905, o Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, tem hoje umas das mais importantes coleções de coches, carruagens, liteiras, seges, berlindas da Europa, que permite ver a evolução dos meios de transporte até ao aparecimento do automóvel. Instalado na zona de Belém, no antigo Picadeiro Real, atualmente tem também os quadros dos reis da dinastia Bragança, a última a governar Portugal

TOURS E OUTROS PEDIDOS

Se tem um pedido específico, por favor não hesite em colocar-nos as suas questões!

TOP