FADO E FOLCLORE

Do Fado ao Rock, um país de músicas

O fado, património imaterial da Humanidade desde 2011, nasceu nas ruas de Lisboa, era música vadia, dos ambientes boémios, tocado nos bairros populares e cantado por homens e mulheres do povo. Severa foi a primeira fadista de que há memória, mas o fado como hoje se conhece ganhou projecção com Amália Rodrigues, em meados do século passado.
Hoje o fado, de influência árabe, é um estilo musical nacional, demonstração da alma portuguesa, onde o destino, o amor e a saudade são constantes. Ana Moura, Mariza, Carminho são alguns dos nomes das fadistas da nova geração, que trouxe animo e modernidade ao fado.

Melancolia é um traço comum ao fado, mas também ao cantar alentejano, as canções que trabalhadores rurais do sul de Portugal cantavam quando iam para os campos. Cantadas sobretudo por coros de vozes masculinas, ainda é possível ouvi-las nas tabernas das aldeias alentejanas, entoadas de modo espontâneo pelos homens que se juntam ao fim do dia para falar e tomar um copo.

Portugal tem também folclore, o corridinho no Algarve, o vira no Minho, o fandango no Ribatejo, o bailinho na Madeira e a sapateia nos Açores. Em Trás-os Montes, as exibições dos pauliteiros de Miranda merecem ser vistas.

No fim do século passado, a música rock conheceu um impulso e apareceram grupos como os Xutos e Pontapés, GNR e Rui Veloso, todos no activo. Hoje acompanhados por outras bandas como os Clã e os The Gift.

TOURS E OUTROS PEDIDOS

Se tem um pedido específico, por favor não hesite em colocar-nos as suas questões!

TOP