MADEIRA ISLAND

Serra e Mar

Terra de clima ameno, de mar e serras, a Madeira já recebia turistas no século XIX. Uns estavam de passagem nos barcos que faziam escala na baía do Funchal, outros acreditavam que os bons ares da ilha ajudavam a curar as doenças de pulmões. Sissi, a imperatriz da Áustria, consta dessa lista de visitantes ilustres de há 150 anos.

A ilha que Sissi encontrou é hoje diferente. O Funchal, a capital, é um lugar cosmopolita de esplanadas, lojas, museus e monumentos. A primeira cidade fundada por europeus fora da Europa tem 500 anos de história para oferecer, as ruas cheias durante o dia e o sossego à noite.

A Sé, catedral de estilo manuelino, o Convento de Santa Clara, o Museu das Cruzes, o museu de arte de contemporânea no Forte São Tiago são algumas das visitas obrigatórias. É na baixa do Funchal que ficam o Mercado dos Lavradores e a Zona Velha. O mercado para ver de dia, a Zona Velha para ir jantar ou almoçar e apreciar a portas pintadas da Rua de Santa Maria.

A espetada em pau de louro, os pratos com peixe-espada preto e atum são comuns na ementa destes e de quase todos os restaurantes da Madeira.

O Funchal está a curta distância da floresta Laurissilva, património da Unesco, e que cresce em altitude, às vezes a acompanhar as levadas, os canais que levam água a todos os cantos da ilha. A cortar pela serra, algumas das levadas são trilhos que permitem ver uma beleza natural escondida.

A ilha tem duas costas diferentes, ambas merecem ser descobertas. A sul, faz-se surf no Paul do Mar, um lugar bom para mergulhos de mar. A norte, há piscinas naturais no Porto Moniz e do Seixal.

É também da costa norte e do Estreito de Câmara de Lobos que vêm as uvas para o Vinho Madeira, vinho licoroso que faz parte da vida da Madeira. Uma garrafa deste vinho poderá durar 100 anos, desde que se mude a rolha a cada 20 anos.

Além da Madeira, o Porto Santo é a outra ilha habitada do arquipélago, famosa pela praia extensa cuja areia tem propriedades medicinais. Em frente ao Funchal, avistam-se as Desertas, ilhas desabitadas, mas a onde se organizam passeios de barco. São uma reserva natural e território da foca monge ou lobos marinhos, uma das espécies mais ameaçadas do planeta.

TOURS E OUTROS PEDIDOS

Se tem um pedido específico, por favor não hesite em colocar-nos as suas questões!

TOP